Treinemento Concentrico
404 palavras
2 páginas
Exercício ConcêntricoDurante o Exercício Resistido (ER) concêntrico, observam-se maiores valores de frequência cardíaca (FC) e pressão arterial (PA) devido à maior ativação de unidades motoras, o que resulta em maior estresse cardiovascular quando comparado à contração excêntrica (MENZEL, et.al.; 2005). As correlações entre a força máxima e a taxa de produção de força em contrações concêntricas e isométricas aumentam com o aumento da resistência externa na contração concêntrica. Sendo assim, as maiores correlações quanto à força máxima e a taxa máxima de produção de força entre o modo isométrico e concêntrico podem ser encontradas quando a resistência externa no modo concêntrico for próxima da força isométrica máxima (SCHMIDTBLEICHER, 1992, Apud, MENZEL , et.al.; 2005)
Alguns estudos de referência têm demonstrado que o estímulo de contração concêntrico pode promover o aumento da espessura muscular, do ângulo de penação e da área de secção transversal. O treino concêntrico favorece a adição de sarcômeros em paralelo. Este padrão diferencial de adição de sarcômeros, inferido pelos aumentos observados no comprimento do fascículo e no ângulo de penação, resulta em adaptações mecânicas distintas. O aumento do comprimento do fascículo promove uma alteração do ângulo ótimo de produção de força, promovendo um desvio da curva força-comprimento, e resulta numa capacidade funcional aumentada, avaliada através de ações explosivas do membro inferior. Existe uma reorganização arquitetural distinta em resposta a regimes de contração diferenciados. O estímulo concêntrico promove o aumento do ângulo de penação e um ligeiro aumento no comprimento do fascículo, o que se traduz num aumento da área de secção transversal fisiológica (VALAMATOS; SANTOS; VELOSO, 2014).
Referencias
GOIS, M. O; CAMPOY, F. A. S; ALVES, T; ÁVILA, R. P; M. VANDERLEI, L. C. M; PASTRE, C. M. Influência de exercício resistido com ênfase em contrações específica (concêntrica vs excêntrica) sobre a força