Treinadores de voleibol
O Voleibol é um dos esportes mais praticados pelo povo brasileiro e possui uma estrutura organizacional e profissional dentro do Brasil (CRISÓSOMO, 2005). É uma atividade esportiva com habilidades bem definida em sua execução, caracterizado por uma formação ampla e variada de memória motora a qual resulta em ações precisas, onde o atleta, ou mesmo a equipe, teve ter, antecipadamente, uma resposta eficiente ao presente problema. A modalidade, como jogo, exige do atleta um bom preparo físico, domínio técnico, ótimo nível de concentração mental e um bom pensamento tático (NOCE, 1999).
Para o atleta de equipe que disputa competições de nível nacional, exige muita dedicação para se tornar um competidor regular e efetivo e superar os níveis elevados de exigência física, técnicas, táticas e psicológicas. E eles independem da modalidade praticada, pois o objetivo principal do atleta é obter o melhor desempenho e, sempre que possível, vencer. O que muda são as metodologias de treinamento utilizado pelo o técnico da equipe. Todos esses fatores fazem do esporte competitivo uma atividade de situações provocadoras de estresse, com as quais os atletas e o técnico devem conviver em sua própria rotina esportiva. (LIMA, T. 1990)
A competição esportiva exige dos atletas uma dedicação intensa, com o objetivo de se obter o melhor desempenho, em busca de resultados traduzidos em vitórias pessoais e/ou coletivas (McPHERSON,B.D.;CURTIS,J.E & LOY,JW.,1989).
O desempenho esportivo resulta de combinações de três fatores: fisiológicos que estão relacionados ao estado físico e funcional, desenvolvido através do condicionamento físico; biomecânicos estão relacionados aos gestos básicos de cada esporte, chamados de fundamentos, que são exaustivamente repetidos nas sessões de treinamento; e os fatores psicológicos que são importantíssimos para a manutenção do equilíbrio emocional, entre eles, a motivação, a competividade, a ansiedade, a agressividade e o estresse (JONES, J.G.