percursores da administraçao
Administração em Saúde
Índice
Pág.
i. Resumo…………………………………………….4 ii. Introdução…………………………………………...5 e 6 iii. Influência dos filósofos……………………………...7 iv. Influência da igreja católica………………………... 8 e 9
v. Influência da organização militar…………………....10 e 11 vi. Influência da revolução……………………...………12 e 13 vii. Influência dos economistas liberais……….………....14 a 17 viii. Influência dos pioneiros empreendedores……….......18 a 20 ix. Conclusão/ Discussão……………………………......21 e 22
x. Bibliografia…………………………………...……...23.
Resumo
1. No decorrer da história da humanidade sempre existiu alguma forma – simples ou complexa- de administrar as organizações.
2. O desenvolvimento das ideias e teorias a respeito da Administração foi muito lento até ao século XIX, acelerando-se a partir do início do século XX.
3. A influência de filósofos, como Sócrates, Platão e Aristóteles, nos conceitos de Administração na antiguidade é remarcável. Com o surgimento da Filosofia Moderna, destacam-se Bacon e Descartes.
4. A organização eclesiástica da Igreja Católica influenciou profundamente o pensamento administrativo.
5. A organização militar influenciou a Administração, contribuindo com alguns princípios que a teoria administrativa iria mais adiante assimilar e incorporar.
6. A revolução industrial criou o contexto industrial, tecnológico, social, político e económico que permitiu o surgimento da teoria administrativa.
7. Os economistas liberais (como Adam Smith) proporcionaram razoável suporte para o aparecimento de alguns princípios de Administração que teriam aceitação posteriormente. As ideias de Marx e Engels promoveram o surgimento do socialismo e do sindicalismo.
8. A influência dos pioneiros e empreendedores foi fundamental para a criação das condições básicas para o surgimento da Teoria