trefilagem
SIDERURGIA
Ouro Branco
2014
SENAI OURO BRANCO CFP
TREFILAGEM
Grupo: Aline, Felipe, Guilherme Cruz, Mateus Melo
Turma: AIPS30M
Professor: Marcos Viana
Disciplina: Processo Siderúrgico
SUMÁRIO
Trefilagem 4
Processos 9
Trefilagem a frio 9
Trefilagem a quente 10
Conclusão 11
Referências 12
Trefilagem
Processo em suma: Trefilagem é o processo de fabricação de arame e barras finas de metal. É um processo industrial que acarreta na redução da secção transversal (largura) e respectivo aumento no comprimento do material. Consiste na Tracção da peça através de uma ferramenta chamada fieira ou trefila, com forma de canal convergente.
Processo em si: É um processo mecânico de conformação a frio que consiste em mudanças dimensionais da peça inicial ou seja, essencialmente faz-se a redução do diâmetro da peça devido ao alongamento do material aplicando uma tracção na peça, que é obrigada a passar numa matriz composta por metal duro, geralmente Carboneto de tungsténio ou diamante industrial, chamada fieira ou trefila e formada por um canal convergente configurado com diversos perfis e geometrias dependendo da aplicação do produto. O diamante sintético, ou industrial, é usado geralmente nas etapas iniciais de trefilagem enquanto que as fieiras feitas de diamante natural são utilizadas nas etapas finais. Para trefilar fios muito finos é utilizado um cristal simples de diamante. A maior parte do escoamento plástico é causada por esforços de compressão resultantes da reacção do metal com a matriz. Este processo mecânico produz uma combinação de propriedades que podem ser aproveitadas considerando a variedade e diversidade de produção e suas aplicações: combina-se tensão, alongamento e escoamento.
Da redução sucessiva de diâmetro de uma barra metálica maciça podem resultar barras, vergalhões e arames, com características mais intrínsecas