Trefila O
Engenharia Mecatrônica - Tópicos especiais em Mecatrônica III
Professor: Francisco Clarete Pereira Vieira
Alunos: Rodrigo Salles; Marvelúcia, Pamela, Nicole, Elisa, Hiroshi Okuma.
Pesquisa sobre Trefilação, que é uma operação em que a matéria-prima é estirada através de uma matriz em forma de canal convergente por meio de uma força trativa aplicada do lado de saída da matriz.
1
Trefilação
A trefilação é uma operação em que a matéria-prima é estirada através de uma matriz em forma de canal convergente (FIEIRA ou TREFILA) por meio de uma força trativa aplicada do lado de saída da matriz. O escoamento plástico é produzido principalmente pelas forças compressivas provenientes da reação da matriz sobre o material, onde normalmente este trabalho é realizado a frio. A simetria circular é muito comum em peças trefiladas, mas não obrigatória.
Dentre as vantagens do processo de trefilação podemos destacar: o material pode ser estirado e reduzido em secção transversal mais do que com qualquer outro processo; a precisão dimensional obtenível é maior do que em qualquer outro processo exceto a laminação a frio, que não é aplicável às bitolas comuns de arames; a superfície produzida é uniformemente limpa e polida; o processo influi nas propriedades mecânicas do material, permitindo, em combinação com um tratamento térmico adequado, a obtenção de uma gama variada de propriedades com a mesma composição química. 2
Máquinas de trefilação
As máquinas de trefilar podem ser classificadas segundo três critérios: Quanto ao modo com que exercem o esforço de trefilação; Quanto ao sistemas de lubrificação adotados; Quanto aos diâmetros dos fios trefilados.
A classificação, quanto ao modo com que exercem o esforço de trefilação, dá-se segundo dois tipos: Máquina de trefilar sem deslizamento; Máquina de trefilar com deslizamento.
3
trefilar, é constituída de quatro regiões distintas, ao longo do furo interno (Figura 1).
Fig. 1 Representação esquemática da atuação da