ATC TREFILA O FINAL
1831 palavras
8 páginas
PROJETO APLICADO – ENGENHARIA DO PRODUTOINSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
O PROCESSO DE TREFILAÇÃO EM TUBOS
DE AÇO SEM COSTURA
CURSO: Engenharia Mecânica Professor: André Morais
Davidson Felipe, Diego Júnio, Fernando Garcia, Mateus Nunes, Raphael
Sales, Wamberg Raphael, Warley Santos, Willian Fonseca.
Resumo: O objetivo do trabalho proposto é apresentar algumas etapas do processo de trefilação em tubos de aço sem costura, na qual serão apresentadas ferramentas que descreverão o processo, como por exemplo, dados coletados durante o ensaio de tração e inseridos no método numérico.
1. Introdução
Define-se como trefilação, uma operação onde o material é puxado através de uma matriz em forma de canal, denominada fieira, por meio de uma força de tração aplicada do lado de saída da matriz. Todo processo é executado normalmente a frio. Diferentes modos podem ser utilizados para trefilar um tubo, sendo que esses modos serão apresentados ao decorrer do trabalho. Devido a esse processo, o material pode ser estirado e reduzido em secção transversal,
possuindo
maior
precisão
dimensional,
superfície
uniformemente limpa e polida, obtendo uma variedade de propriedades com a mesma composição química, em todo material.
A previsão dos esforços em que os metais são submetidos durante as operações de conformação mecânica representam uma importante área de estudo na indústria metalúrgica, facilitando o desenvolvimento de produtos com características pré-definidas, propriedades mecânicas desejadas e fluxos de produção otimizados.
2. Referencial Teórico
2.1 Materiais utilizados
O material utilizado para a apresentação do processo de trefilação foi o aço carbono: SAE (Society of Automotive Engineers - EUA)1020 e o DIN ST52, ambos normalizados. Os aços carbonos são ligas metálicas constituídas basicamente de ferro, carbono, silício e manganês, apresentando também outros elementos inerentes ao processo de fabricação, em percentuais controlados. (Callister, 2002)