trabalho de trefila
DE
TREFILAÇÃO
Escola Técnica Professor Everaldo Passos - ETEP
Curso: Eletromecânica
Trabalho de trefilação
Componentes do grupo:
Trefiação
Introdução:
A trefilação é um processo mecânico de fabricação de arame, barras finas de metal e cobre, que consiste na passagem de uma barra, perfil tubo ou fio, por uma matriz (fieira), por meio de uma força de tração, conformando o diâmetro inicial, para o diâmetro final desejado, conferindo- lhe melhor precisão dimensional, melhor qualidade superficial e melhores propriedades mecânicas.
Desenvolvimento
Caracteristicas do processo:
Processo que se obtêm produtos com seções de geometrias diversas pela tração desses produtos por uma matriz que define o perfil do trefilado.
Comumente realizado a frio.
Excelente qualidade superficial e dimensional.
Propriedades mecânicas controladas.
Figura 1- Processo de trefilação
Vantagens do processo
O material pode ser estirado e reduzido em secção transversal mais do que com qualquer outro processo.
A precisão dimencional obtida é maior do que em qualquer outro processo exceto a laminação a frio, que não é aplicável a bitolas comuns de arames.
O processo influi nas propriedades mecânicas do material,permitindo em combinação com um tratamento térmico adequado, a obtenção de uma gama variada de propriedade com a mesma composição química.
Tipos de trefilação
- Trefilação a Frio
Esse tipo de trefilação é usado para metais de rede CFC (Cúbico de Face Centrado).
O fio é preparado de forma que se prenda na tarracha da trefila, sendo então ‘puxado’. A medida que o fio é puxado através da tarracha, o seu volume permanece o mesmo, o diâmetro diminui e o seu comprimento aumenta. Geralmente, são usadas mais de uma tarracha seguidas umas das outras, reduzindo sucessivamente o diâmetro. A área de redução da seção transversal de fios finos varia entre 15 e