Trdjudf
1581 palavras
7 páginas
1. IntroduçãoEste artigo discutirá o papel das inovações no esporte e tecnologia e as implicações dessas inovações para o futuro. De acordo com o dicionário Webster’s New World, esporte é definido como:
"Qualquer atividade ou experiência que proporciona divertimento ou recreação; passatempo ou diversão";
"Tal atividade, especialmente quando competitiva, que requer um esforço físico vigoroso moderado e continuado as vezes como profissão, de acordo com algumas formas tradicionais ou conjunto de regras, seja ao ar livre ou em ambiente fechado."
A definição de tecnologia do Webster’s inclui "ciência aplicada" ou "o sistema pelo qual a sociedade proporciona aquilo que é necessário ou desejado pelos seus membros."
Dado o contexto mais amplo do termo tecnologia, mesmo quando aplicado ao esporte, esfera potencial de discussão é deveras extensiva. Consequentemente, esse artigo vai enfocar o uso de tecnologia no esporte da perspectiva das perguntas mais freqüentemente formuladas (pedidos via correio eletrônico de informações recebidas pelo autor); inovações recentes; e, as implicações dessas inovações para o futuro com referência a várias audiências alvo (i.e., treinadores, atletas, espectadores, fãs, pais, oficiais, mídia, industria e suporte de pessoal).
As perguntas mais freqüentemente formuladas com relação a esporte e tecnologia incluem:
A ciência e a tecnologia melhoraram a prática desportiva?
Qual o impacto da Internet no esporte?
Como a tecnologia é utilizada para auxiliar a tomada de decisões no esporte?
A tecnologia vai substituir o julgamento humano no esporte: árbitros e juizes não serão mais necessários?
Que fatores estão influenciando o desenvolvimento e o uso da tecnologia no esporte?
Que novas pesquisas estão sendo feitas em tecnologia esportiva?
2. A ciência e a tecnologia melhoraram a prática desportiva e a educação física?
Martens (1997) sugeriu que cinesiologistas e educadores físicos tem sido profundamente influenciados pela tecnologia que ele