TRC Bruno
Um arquivo é um conjunto de registros. Os registros são formados por unidades de informação denominadas campos. As operações elementares que estão associadas a arquivos são: abrir (open), fechar (close), ler (read), escrever (write).
Exemplo de utilização:
#include <sdtio.h>
Int main (void){
FILE *file;
File = fopen (“teste.txt”, “w”);
Return 0;
}
O programa acima escreve um arquivo de texto no diretório onde se encontra o código. Para acessar o arquivo é necessário criar um ponteiro que aponte para esse tipo de dado (*file).
A função file = fopen(); faz com que o ponteiro aponte em um determinado arquivo no programa, essa função recebe duas strings sendo a primeira o local e o nome do arquivo, na segunda indica qual a manipulação da função, nesse caso foi usado w (write), que permite escrever no arquivo
Rotinas e laços.
FOR
As estruturas de repetições são necessárias quanto temos que repetir varias vezes o mesmo procedimentos têm que ser executados mais de uma vez.
O FOR como qualquer iteração* precisa de uma variável para controlar os loops . Em for, essa variável deverá ser inicializada, indicada seu critério de execução, e forma de incremento ou decremento. Ou seja, for precisa de três condições. Vale salientar que essas condições são separadas por ponto-e-vírgula (;).
Exemplo de utilização:
#include <stdio.h>
Int main(){
Int contador;
Int numero =1;
For (Contador = 1; Contador <= 10; Contador = Contador+1){
}
Return 0
}
Declaramos uma variável do tipo int “contador “ e uma segunda variável “numero” com o valor de 1. Em seguida criamos um loop utilizando um valor inicial e enquanto ele não atingir o limite do ciclo o programa continuara rodando .
While
Laço que pode ter uma condição de termino definida já no inicio ou não.