trb história
FICHAMENTO: “PASSAGENS DA ANTIGÜIDADE AO FEUDALISMO”
A civilização grega antiga se destacou em vários aspectos, por exemplo: permitiu a participação do cidadão grego no poder por meio da democracia, forneceu bases para o pensamento filosófico, e se destacou na várias manifestações artística, além de ter criado uma das cosmogonias mais interessantes já vista, a mitologia. Toda essa desenvoltura se deu por meio do sistema de produção escravista vigente na época, pois os escravos participavam praticamente de todas as atividades produtivas, liberando então o cidadão grego do trabalho direto e manual pra se dedicar as atividades, políticas, culturais e físicas.
Esparta e Atenas eram importantes cidades gregas que utilizavam a mão-de-obra escrava, porém com algumas diferenças com exemplo: em Atenas os escravos podiam ser tanto do Estado quanto particulares, em Esparta estes eram propriedade estadual. Os escravos em geral eram adquiridos por meio das guerras ou por meio de compras, havendo também a escravidão por dívidas.
(...)Todo aquele que nada tem de melhor para nos oferecer que usar seu corpo e dos seus membros são condenados pela natureza à escravidão. É melhor para eles servir que serem abandonados a si próprios. Numa palavra, é naturalmente escravo quem tem tão pouca alma e tão poucos meios que deve resolver-se a depender de outrem. O uso dos escravos e dos animais é aproximadamente o mesmo. (...) (Aristóteles. In: Política. Apup FREITAS, G. Obra Citada, p.70)
A Ática, região onde se encontra a cidade de Atenas tinha como base econômica a agricultura, que desempenhava no comércio um papel importante, os atenienses também importavam e exportavam coisas como azeite, prata, tecidos, tapetes dentre outras coisas.
(...)Agricultura representou através de sua história o setor inteiramente dominante da produção, fornecendo invariavelmente as principais fortunas das próprias cidades. As cidades greco-romanas nunca foram