Tração em barras de a o
LABORATÓRIO DE ANÁLISES TECNOLÓGICAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
ENGENHARIA CIVIL
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II
PROFESSOR: Me. Bruno Batista Gonçalves
ENSAIO 01 – TRAÇÃO EM BARRAS DE AÇO
GRUPO 06
Ana Flávia de Avelar
César Augusto de Sousa Oliveira
Maíla Martins Pereira
Maísa Caroline de Freitas
Maykon Antonio de Faria Gontijo
PATOS DE MINAS, 26/08/15
1 - INTRODUÇÃO
O Ensaio de tração é feito para verificar a resistência do material quanto à força de tração, aplicando-se uma carga axial, para obter-se a tensão e a deformação ocasionada no material.
Neste caso o ensaio de tração foi feito em duas barras de aço de diferentes diâmetros. Obtendo o gráfico de força x deformação, para os dois casos. Determinando assim propriedades mecânicas como: tensão de limite de elasticidade, tensão de resistência máxima, tensão de ruptura experimental, tensão de ruptura teórica, alongamento, estricção, módulo de elasticidade, módulo de resiliência e também determinação do coeficiente angular do módulo de elasticidade.
2 – OBJETIVO O ensaio experimental, objetiva obter as propriedades mecânicas da barra de aço e comparar com seus dados teóricos. Além de proporcionar um conhecimento maior da atuação de força sobre o material através da maquina de ensaio de tração-compressão.
3 – DESENVOLVIMENTO TEÓRICO Conhecer propriedades mecânicas dos materiais são de grande importância, para utilização dos mesmos, para isso deve-se dispor de corpos de provas para a análise do material. Segundo A. Marinho Jr “O ensaio de tração de engenharia é largamente utilizado para fornecer informações básicas de projeto sobre a resistência de materiais e como um ensaio de aceitação para materiais especificados”. No ensaio de tração, o material é colocado a uma carga axial crescente, observando o alongamento do corpo de prova. (A. Marinho Jr). Obtêm-se o gráfico de tensão x deformação, analisando os dados e suas