ENSAIO TRAÇÃO BARRA AÇO CA50
Ana Paula Nunes Hooper (1); Fernanda Nunes Felipe (1); Gabriella Santos Teixeira (1);Joyce Patrícia dos Santos(1); Humberto Ritt(2)
(1) Graduando em Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM. fernandanunesfelipe@hotmail.com
(2) Professor do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM. ritt@unipam.edu.br INTRODUÇÃO
Não existe ensaio mecânico que preveja completamente o real desempenho mecânico de um material, seja na etapa de produção (conformação, usinagem etc), seja na etapa de utilização (como elemento estrutural, peça automobilística, painel etc.).
No entanto o ensaio de tração é considerado o teste mecânico que apresenta a melhor relação entre informações obtidas e custo/complexidade do ensaio. Apesar deste teste poder ser realizado em condições bem distintas daquelas nas quais o material será requisitado, os parâmetros obtidos deste ensaio são o ponto de partida para a caracterização e especificação. (ROSE, TANARA PRISCILLA RIBEIRO, 2008)
O ensaio de tração consiste, basicamente, em se tracionar um corpo de prova (CP) de seção reta retangular (CP prismático) ou circular (CP cilíndrico) até a sua ruptura. Com esse tipo de ensaio, pode-se afirmar que as deformações promovidas no material são uniformemente distribuídas em todo o seu corpo e essa uniformidade permite ainda obter medições para a variação dessa deformação em função da tensão aplicada. Essa variação, extremamente útil para o engenheiro, é determinada pelo traçado da curva tensão-deformação a qual pode ser obtida diretamente pela máquina ou por pontos. A uniformidade termina no momento em que é atingida a carga máxima suportada pelo material, quando começa a aparecer o fenômeno da estricção ou da diminuição da secção do provete, no caso de matérias com certa ductilidade.(KAHWAGE, MARIA C.S.N, 2014)
Os ensaios foram feitos tendo como objetivo verificar as grandezas numéricas e