Traz Bem
Uma pesquisa do Laboratório de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal do Espírito Santo comprovou que fazer musculação ajuda a melhorar o humor. Foram avaliados 25 acadêmicos sendentários, que responderam a um questionário após treinar por 45 minutos. "No geral, eles reportaram melhora de humor", diz Luciana Carletti, coordenadora do trabalho. Uma hipótese seria a liberação de endorfina, hormônio que gera sensação de bem-estar. Outro estudo, da University of Texas Southwestern Medical Center, constatou que fazer exercícios aeróbicos em alta intensidade por 30 minutos, três a cinco vezes por semana, reduz os sintomas da depressão – a melhora foi percebida em quase 50% dos participantes da pesquisa.
2. Melhora o sono
Muitos estudos revelam que quem se exercita dorme melhor. Em um deles, o pesquisador australiano John Trinder, da Universidade da Tasmânia, comparou o sono de corredores de longa distância, praticantes de musculação e sedentários. Os primeiros caíam no sono mais rápido e dormiam por mais tempo. Quem praticou musculação dormiu melhor que os sedentários, mas ficou atrás dos corredores. Porém, atenção: correr logo antes de dormir pode ter efeito contrário.
3. Fortalece os ossos
Um estilo de vida ativo, com prática constante de exercícios, faz bem para o esqueleto, dizem cientistas da Universidade de Erlagen, na Alemanha. O treino aumenta a densidade dos ossos e retarda a perda óssea, protegendo contra a osteoporose
4. Aumenta a longevidade
Quem faz atividades físicas regularmente – mesmo em intensidade moderada – vive mais e melhor, segundo o American College of Sports Medicine, associação que reúne profissionais da medicina do esporte. O exercício limita o desenvolvimento de doenças crônicas típicas da terceira idade, como diabetes, e reduz o risco de morte prematura.
5. Apimenta o sexo
Praticar exercícios aeróbicos de alta intensidade tem efeito afrodisíaco. Vinte minutos na esteira ou na bicicleta ergométrica são