Tratemento de água em caldeiras
1442 palavras
6 páginas
TRATAMENTO DE ÁGUA DE CALDEIRASAs caldeiras por utilizarem água e elevadas temperaturas estão sujeitas a problemas associados com incrustações, corrosão e escorvamentos.
Incrustação
A água o solvente universal, na natureza nunca é encontrado no estado puro, livre de sais minerais. Para a vida animal e vegetal estes sais são essenciais, já para um sistema que gera vapor estes sais criam grandes problemas.
Ao evaporar ou vaporizar água, os sais minerais ficam na solução original deixando uma concentração que é registrada em partes por milhão – ppm. Quando esta concentração passa o limite permitido pela natureza da água o excesso sai da solução por uma ação de polarização e adere na superfície do que está gerando esse calor. No caso das caldeiras, os sais que saem da solução aderem nos tubos metálicos. Estes depositos são chamados de incrustações.
As incrustações depositada nos tubos cria uma camada uniforme que interrompe e reduz a eficiência de troca de calor por ser um isolante térmico. Com o aumento da incrustação que por sua vez aumenta a ação de isolação térmica, temos dis tipos de problemas:
1º A isolação térmica da incrustação requer um aumento de calorias para esquentar a água. Este aumento de calorias é traduzido em mais consumo de combustível, o que eleva os custos com matéria prima de combustão.
2º Aumentando as calorias dentro de uma caldeira para compensar a isolação térmica de uma incrustação, a mesma compromete o metal dos tubos resultando em “fadiga do metal”. Junto com as pressões de vapor gerado o metal comprometido pode fissurar ou quebrar resultando em uma invasão de água no sistema de calor que cria condições explosivas na caldeira.
CORROSÃO
Quando um metal está na presença de água, ocorre uma oxidação dos elementos deste, conhecido como ferrugem. Ferrugem em si não é problema, se é tratado, mas em um sistema de aquecimento de água, a ferrugem rapidamente passa para um estado de corrosão, denominado de ferrugem avançada. Esta