Tratanebto integrado
1093 palavras
5 páginas
TRATAMENTO INTEGRADOAlexandre Kempinsky¹
Isadora Fredigo²
Ketlyn Aline Voss³
RESUMO
Após a Revolução industrial houve uma queda significativa na qualidade de vida da população devido as péssimas condições de insalubridade, higiene e principalmente saneamento básico (lixo, esgoto etc). Um dos principais desafios durante todo o século XXI é a gestão dos resíduos gerados juntamente com a tecnologia disponível.
Este artigo mostra como o tratamento integrado veio como uma possível forma de tentar reverter os índices mínimos de saneamento permitindo diversos avanços, além de melhorar as condições de vida da população.
Palavras-chave: Resíduos, Tratamento, Saneamento.
1 INTRODUÇÃO
A geração, gestão e disposição final dos resíduos é hoje um dos maiores problemas do século XXI, onde no Brasil o cenário é negativo tendo como a principal forma de disposição final dos resíduos o lançamento a céu aberto (IBGE, 2012).
O tratamento integrado, ou gestão integrada, junto com a tecnologia tem como foco a busca de soluções para esta situação atual, incluindo a melhor eficiência econômica, ambiental e social.
No ano de 2010 foi criada a lei N° 12.305 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos onde suas diretrizes buscam introduzir o conceito de gestão integrada dos resíduos.
Nesse sentido, ALVES,Carlota et al (2003, P. 1) afirma que:
“A tendência geral das novas estações de tratamento de esgotos é de serem compactas e de baixo impacto ambiental (Upton & Green, 1995). Os sistemas de alta taxa são sistemas compactos de tratamento, por necessitarem de um menor tempo de detenção hidráulica. A combinação de reatores UASB, em substituição ao decantador primário, com outros reatores de alta taxa reduz as cargas aplicadas e os volumes dos sistemas posteriores. “
O presente trabalho objetiva apresentar alguns exemplos de tratamento integrado constatando seus respectivos benefícios, impactos ambiental, urbano, e