Tratamentos Termicos resumo
Recozimento
- Recozimento total ou pleno
Procedimento: consiste em aquecer a peça em um forno a uma temperatura acima do limite superior da zona crítica (A3), manter o tempo suficiente para que toda a estrutura transforme-se em austenita e resfriar lentamente (por exemplo desligando o forno e mantendo a peça no interior durante o resfriamento do mesmo).
Microconstituintes: é composta de perlita grossa no caso do aço eutetóide, de perlita grossa e ferrita primária no caso dos aços hipoeutetoides e de perlita grossa e cementita primária no caso dos aços hipereutetoides.
Objetivo: eliminação de efeitos de tratamentos anteriores levando o aço a uma estrutura semelhante a que seria obtida em transformações em equilíbrio. Para uma dada composição a estrutura típica do recozimento é a que apresenta maior ductilidade.
- Recozimento isotérmico ou cíclico
Procedimento: Que consiste no aquecimento do aço nas mesmas condições que para o recozimento total, seguindo de um resfriamento rápido até uma temperatura situada dentro da porção superior do diagrama de transformação isotérmico, onde o material é mantido durante o tempo necessário a se produzir a transformação completa. Em seguida, o resfriamento até a têmpera ambiente pode ser apressado.
Microconstituintes: perlita e ferrita, perlita e cementita ou só perlita. A estrutura final, contudo, é mais uniforme que no caso do recozimento pleno.
Objetivo: eliminação de efeitos de tratamentos anteriores.
- Recozimento subcrítico / para alivio de tensões
Procedimento: é o recozimento efetuado levemente abaixo da temperatura eutetóide (ponto Ac1 = transformação eutetóide - 723ºC para aços carbono)
Microconstituintes: Carbetos esféricos podem ser obtidos de perlita e ferrita, perlita e cementita ou só perlita.
Objetivo: Remoção de tensões internas originadas de processos (tratamentos mecânicos, soldagem, corte, …)
Normalização
Procedimento: A normalização consiste em aquecer a peça