Tratamento para organofosforados
Como os compostos organofosforados foram primeiramente utilizados para fins militares, os organoclorados, tornaram-se, a princípio, os principais inseticidas utilizados na agricultura. Em 1939, Paul Miller sintetizou o DDT (diclorodifeniltricloroetano), recebendo por isso o premio Nobel. Ele foi extensivamente utilizado no início da década de 40 como pesticida. Apesar de pouca toxicidade humana, os organoclorados foram banidos na maioria dos países do mundo devido ao desequilíbrio ambiental que provocavam. Com a diminuição do uso dos organoclorados, os organofosforados e seus compostos relacionados – os carbamatos – começaram a ser utilizados como inseticidas ao redor do mundo. Apesar de provocarem pouco impacto ambiental, eles são altamente tóxicos para seres humanos.
Os pesticidas causam aproximadamente 3 milhões de envenenamentos e 200 000 mortes em todo o mundo em cada ano. Os pesticidas organofosforados são usados globalmente e acabaram por se tornar nos maiores contribuidores de doenças por envenenamento.Doenças essas relacionadas com os inibidores irreversíveis da acetilcolinesterase.
Tratamento para organofosforados:
Medidas de pronto-socorro
I. Remoção do agente tóxico:
• Retirar o intoxicado do local de exposição
• Banho de água fria e sabão, troca de roupas
• Provocar vômitos ou fazer lavagem gástrica
• Administrar substâncias laxativas (sulfato de magnésio ou ducolax)
II. Respiração :
• Observar se a respiração espontânea está correta, caso contrário aplicar respiração artificial
III. Circulação:
• Afrouxar roupas apertadas para a melhora da circulação sanguínea; colocar pernas mais altas que o corpo; cobri-lo para aquecer.
• Massagem cardíaca em caso de para cardíaca
Tratamento específico da intoxicação por organofosforados:
I. Sulfato de atropina:
Inibe a ação da acetilcolina por um mecanismo de competição.
É um agente antimuscarínico – a atividade parassimpática muscarínica aumenta e causa