Tratamento Para Dependentes Quimicos
O tratamento para abuso ou dependência de drogas começa com o reconhecimento do problema. Embora a "negação" seja considerada um sintoma do vício, pesquisas recentes mostraram que pessoas viciadas negam muito menos se forem tratadas com empatia e respeito, em vez de serem confrontadas ou se dissermos o que devem fazer.
O tratamento da toxicomania envolve a interrupção da droga, seja gradual ou abruptamente (desintoxicação), apoio e ficar livre da droga (abstinência).
Pessoas com intoxicação aguda ou overdose podem precisar de tratamento de emergência. Às vezes,a pessoa perde a consciência e pode precisar ser colocada em um respirador mecânico temporariamente. O tratamento depende da droga utilizada.
Desintoxicação é a retirada de uma substância usada em excesso em um ambiente controlado. Às vezes, uma droga com uma ação semelhante é colocada no lugar para reduzir os efeitos colaterais e riscos da abstinência. A desintoxicação pode ser feita em pacientes internados ou não.
Como em qualquer outra área da medicina, o tratamento com menor intensidade deve ser o tratamento inicial.
Programas de tratamento residencial monitoram e tratam possíveis sintomas e comportamentos de abstinência. Esses programas empregam técnicas de modificação comportamental, que são projetadas para fazer com que os usuários reconheçam seus comportamentos.
Programas de tratamento incluem aconselhamento, tanto para a pessoa (e talvez para a família) e em cenários de grupo. Programas de tratamento em caso de abuso de drogas continuam por um bom tempo após a liberação da instalação médica, e fornecem apoio grupal.
O vício em drogas é uma condição complicada e grave que exige tratamento e apoio físico e psicológico. É importante ser avaliado por um profissional treinado para que se determine os melhores cuidados a serem prestados.
Se a pessoa também tiver depressão ou outro distúrbio de humor, este deve ser tratado. Muito frequentemente, a pessoa