Tratamento odontológico durante a gestação: é possível tratar?
As pessoas ouvem falar sobre prevenção de dentes dos bebês, das crianças, dos adultos e dos idosos. Porém, esquece-se daquela que é a chave principal para tal desenvolvimento, a gestante. O tratamento para gestantes deve ser muito cuidadoso, pois existe dentro dela um ser frágil que sente tudo o que acontece ao seu redor, principalmente com a sua futura mamãe.
A gestante também deve se informar sobre o que acontece em seu organismo nesse período. As alterações mais comuns são que ela passa a se alimentar com maior freqüência, é maior o consumo de doces, há um aumento de acidez na boca, e diminuição dos cuidados com a higiene oral. Para impedir que a cárie ou problemas nas gengivas aconteçam, a gestante deve evitar o consumo excessivo de doces - se possível comê-los sempre após as refeições - não se esquecendo de escovar os dentes, passar fio dental e usar flúor tópico (cuja ingestão deve ser realizada sob supervisão do dentista), evitar se alimentar fora de hora e fazer um acompanhamento odontológico durante a gravidez.
A futura mamãe deve conhecer alguns cuidados sobre o tratamento odontológico correto nessa fase.
É possível tratar-se?
A resposta é sim, a gestante pode receber tratamento odontológico durante a gravidez em qualquer fase. A melhor época de escolha é o segundo trimestre (entre o quarto e o sexto mês). Isso porque no primeiro trimestre o bebê está se formando e deve-se evitar o uso de medicamentos, e no terceiro trimestre, a mãe está numa maior ansiedade devido à aproximação do parto. Caso a mulher esteja planejando uma gravidez, o ideal seria realizar o tratamento antes da concepção.
As tomadas radiográficas devem ser evitadas no primeiro trimestre. Porém, se imprescindíveis, podem ser realizadas, desde que se utilize o avental de chumbo.
Sim e Não
Muitas perguntas em torno dos medicamentos se fazem nesse caso. Qualquer medicamento deve ser evitado sempre que possível pela