Tratamento De Res Duos
Resíduos sólidos são materiais que não tem utilidade para o seu detentor com capacidade para valorização.
Atualmente, vários resíduos são gerados na sociedade mais o que produz maior volume são os sólidos urbanos. Um dos maiores desafios com que se defronta a sociedade moderna é o equacionamento da geração excessiva e da disposição final ambientalmente segura dos resíduos sólidos. A preocupação mundial em relação aos resíduos sólidos, em especial os domiciliares, tem aumentado nos últimos anos devido à falta de gerenciamento adequado desses resíduos.
O tema tem sido muito debatido nos últimos anos devido à ligação direta com o aquecimento global e alteração climática. Entre as prioridade debatidas Incluem-se a redução de resíduos nas fontes geradoras e a redução da disposição final no solo, a maximização do reaproveitamento, da coleta seletiva e da reciclagem com inclusão socioprodutiva de catadores e participação da sociedade, a compostagem e a recuperação de energia.
O presente trabalho tem como objetivo mostrar métodos e operações necessárias para respeitar as legislações aplicáveis aos resíduos, desde a sua produção até a destinação final com a finalidade de diminuir o impacto a saúde humana bem como no ambiente. Isso pode consistir em deposição final, ou em tratamento intermediário, possibilitando a sua reciclagem.
Na figura 1 observa-se o fluxo dos resíduos urbanos, da geração à disposição final
Fonte: Mucella, 2000
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Segundo o Urban World Fórum (2002), a sustentabilidade urbana pode ser definida a partir de um conjunto de prioridades, tais como a superação da pobreza, a promoção da equidade, a melhoria das condições ambientais e a prevenção da sua degradação. Inclui-se também o fortalecimento da vitalidade cultural, do capital social e da cidadania; além das inter-relações com questões de âmbito regional e global, como o efeito estufa, que tem