Tratamento de materiais
Cementação em caixa: é um método fácil, são utilizados carbono material solido a temperatura ambiente; elevar a temperatura entre 85 C e 95 C, podendo chegar a 2mim ou mais na profundidade.
Cementação Gasosa: controla o teor de carbono e da espessura da camada cementada é mais rápida.
Cementação Liquida: este processo é rápido e limpo, permite maiores profundidades de cementação; protege as peças contra corrosão e desabamento; controle do teor de carbono.
Cementação a Vácuo: é usado forno onde se processa a vácuo, temperatura elevada a 950 C a 1040 C. Coloca – se fluxo controlado hidrocarboneto gasoso. Há segunda fase chamasse ciclo de difusão. Controlado atinge teores de carbono e profundidade desejada.
14. Qual a diferença entre cianetação e carbonitretação?
A cianetração é o aquecimento de um aço a uma temperatura acima AJ em banho de sal de cianeto fundido, acarretando a _______ cimento superficial de carbono e nitrocranio simultaneamente. A faixa de temperatura varia de 760 C a 870 C , o tempo, dentro do banho de sal é de 30 a 60 mim e a espessura da camanda cianetado varia de 0,10 a 0,30 mm.
15. Quais são os tratamento térmicos a que usualmente se submetem os ferros fundidos?
Alívio de tensão, recozimento.
Normalização, temperatura e revenido.
Tratamento isotérmicos, endurecimento superficial.
16. Quanto é recomendado o tratamento de alívio de tensões em peças de ligas ferrosas?
É recomendável quando ________ dureza da martensita e estado de tensão internas estão em níveis elevados, recomenda-se fazer o revenido logo após a temperatura ou quando a peça sofre um tratamento a frio (processo de formação mecânica, soldagem, corte por chama, indireitamento, usinagem e se deseja manter propriedades mecânicas de antes.
17. Em que condição de composição química um aço pode ser temperado?
Para ser temperado, o aço deve ter uma porcentagem de carbono entre 0,3% a 0,6% de