Tratamento de LEISHMANIOSE em cães
EM CENTROS URBANOS
Associação Bichos Gerais
Presidente: Helenice Machado Mendes Rutkowski
Diretor Técnico: Dr. Leonardo Maciel Andrade
Belo Horizonte
Março / 2006
Sumário pág.
1. APRESENTAÇÃO
A Associação Bichos Gerais (ABG) é uma organização não governamental sem fins lucrativos, com sede e foro em Belo Horizonte e que atua há vários anos em projetos que propiciem uma melhor convivência entre o ser humano e os animais, com reflexos diretos na área da saúde pública. O trabalho da ABG é reconhecido internacionalmente através da WSPA (Word Society for the Protection of Animals) e através de relatórios enviados aos conselhos regionais de medicina veterinária.
Dentre suas atividades, citam-se educação de crianças e adultos quanto à posse responsável de animais domésticos, projetos de lei, e, sobretudo atua no controle de Zoonoses através da esterilização cirúrgica de cães e gatos. Recentemente foi inaugurada sua segunda unidade (centro cirúrgico) para esterilização de animais à população de baixa renda, já tendo realizado centenas de cirurgias.
Atualmente, a ABG inicia parceria com o centro de controle de zoonoses de Belo Horizonte, com intuito de aumentar o número de castrações a serem realizadas, haja visto o comprovado benefício que a esta ação traz à saúde pública.
A ABG possui composição eclética, tendo em seu quadro, veterinários, médicos, engenheiros, advogados e pessoas leigas, estando em vias de tornar-se entidade de utilidade pública.
A ABG vem, através deste documento apresentar seu repúdio ao projeto de lei que institui a obrigatoriedade da execução sumária de cães em Belo Horizonte, sobretudo pelos malefícios que esta ação trará à saúde pública com relação à epidemia de leishmaniose visceral. A ABG apresenta uma compilação de dados e pesquisas científicas nacionais e internacionais através