Tratamento de Esgotos
Campus Timóteo
Processos Industriais
Hugo Paulo de Melo Silva
Jadiel Patrick de Souza
Tratamento de Esgotos
O tratamento das águas residuais de origem doméstica e/ou industrial é realizado em Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), onde todos os componentes poluidores são separados da água antes de retornarem ao meio ambiente. O tratamento de esgotos domésticos possui como principais objetivos remover o material sólido; reduzir a demanda bioquímica de oxigênio; exterminar micro-organismos patogênicos; reduzir as substâncias químicas indesejáveis, entre outros.
A coleta e o tratamento de esgoto (ou efluente líquido) e do lodo gerado no tratamento são atividades de grande importância para a saúde pública. A elevada incidência de doenças de veiculação hídrica tem como causa epidemiológica principal, a contaminação de fontes de águas e mananciais. A proteção dos mananciais é realizada, em parte, pela destinação correta dos efluentes e resíduos do tratamento.
Na ETE, o esgoto bruto que chega ás estações passa por várias etapas de tratamento, são elas:
Tratamento Preliminar
Gradeamento: No gradeamento ocorre a separação dos sólidos grosseiros, onde o material de dimensões maiores que o espaço entre as barras é retido. Nesse processo, há grades grosseiras (espaços de 5 a 10 cm), grades médias (espaços entre 2 a 4 cm) e grades finas (1 a 2 cm).
As principais finalidades da remoção dos sólidos grosseiros são a proteção dos dispositivos de transporte dos esgotos (bombas e tubulações); proteção das unidades de tratamento subsequentes e a proteção dos corpos receptores.
Desarenação: O processo de remoção de areia é o de sedimentação: devido ás suas maiores dimensões e densidade, os grãos de areia vão para o fundo do tanque, enquanto a matéria orgânica, de sedimentação bem mais lenta, permanece suspensa, seguindo para as etapas seguintes.
A remoção da areia possui as finalidades de evitar abrasão nos