Tratamento de agua
2ª Avaliação Escrita
Professor: Bernardo A. do N. Teixeira
Aluno: João Paulo Lopes da Silva Polotto RA: 400807
2ª Avaliação Escrita:
1) Que medidas práticas procuram aproximar as condições de uma unidade de decantação real de um decantador ideal?
R: Para responder essa questão primeiramente é preciso definir o decantador ideal. O decantador ideal possui as seguintes características:
O escoamento é continuo e não turbulento;
Não há ressuspensao das partículas depositadas no fundo;
A sedimentação ocorre sem quaisquer interferência externa ao fenômeno;
No decantador real tais características não ocorrem perfeitamente das quais podemos citar:
As correntes turbulentas;
Correntes superficiais produzidas pelo vento;
Não ocorrência de ressuspensao do lodo;
As correntes devidas à densidade, que fazem com que a água fria (mais densa) escoe pelo fundo do decantador, e que a água quente (menos densa) escoe através da superfície. As correntes desse tipo produzem curto-circuitos no fluxo
Nessa situação veremos alguns problemas comuns nas estacoes de tratamento referente aos decantadores, suas consequências e métodos para melhora dessas situações:
Realização de ensaios de tratabilidade e determinação dos parâmetros ótimos, levando em consideração variações sazonais de qualidade da agua e das vazões melhoram na situação da não realização dos ensaios para determinar os parâmetros ótimos na medida que tal situação compromete a decantação, sobrecarrega os filtros e compromete a qualidade da agua filtrada para a desinfecção.
Operação do processo inadequada a qualidade da agua e as variações da vazão também é um problema frequente resultando em tempo de detenção inadequado, taxas de aplicação superficial inadequada e que pode ser melhorado através de determinação criteriosa dos parâmetros de projeto e execução cuidadosa das unidades de decantação. Levantamento das dimensões exatas das unidades