Arte Cemiterial- Simbologia
A SIMBOLOGIA PRESENTE NA ARTE CEMITERIAL
Uma análise no Cemitério da Consolação
ANDREA COSTA
BRUNA AMORIM
DAYANE OKIPNEY
JUCILEIDE BARBOSA
2010
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
A SIMBOLOGIA PRESENTE NA ARTE CEMITERIAL
Uma análise no Cemitério da Consolação
ANDREA COSTA
BRUNA AMORIM
DAYANE OKIPNEY
JUCILEIDE BARBOSA
Projeto apresentado como exigência parcial da disciplina Projeto
Experimental de Educação Artística, sob orientação do Prof.Ms. Claudemir
Ferreira
2010
A SIMBOLOGIA NA ARTE CEMITERIAL:
Dayane Okipney
Andrea Costa
Bruna Amorin
Jucileide Barbosa
A arte Tumular, apesar de ser uma das formas de arte mais antigas e representativas, em nossa cultura ainda é pouco explorada. Dotada de inúmeros significados , muitas vezes complexos, ela nos remete a temas profundos da psique humana e da mitologia, formando praticamente um quadro antropológico do significado da morte aos seres humanos.
Contudo, antes do início das análises das obras tumulares, é necessário um conhecimento prévio de sua história, ao qual demos um certo aprofundamento neste trabalho, pesquisando seus períodos históricos, estilos arquitetônicos e contextos sociais. Embasada nas obras presentes no Cemitério da Consolação, também houve um estudo introdutório sobre a origem dos cemitérios de São Paulo e o início do
Cemitério referido.
Chegando ao foco central das análises, foi necessário recorrer a interdisciplinaridade nos estudos, estudando desde a história, até a mitologia, biologia, antropologia, filosofia e psicologia, desvendando assim a imagem e seus símbolos. As pesquisas foram feitas In Loco e a metodologia interdisciplinar nos ofereceu várias leituras e possibilidades a elaboração desta pesquisa.
Palavras-chave: Escultura, Simbologia, Análise de imagens, Arte Cemiterial,
Cemitério da Consolação.
SUMÁRIO:
INTRODUÇÃO