tratamento da água
Tópicos
O ciclo da água
Breve histórico sobre tratamento de esgoto
Como eu posso saber se estou gastando água mais do que o necessário?
Como é feito o tratamento de água?
Tratamento inicial
Tratamento final
Experimento & Questões
Para reflexão:
Você acha que um dia a água pode acabar?
Como você acha que é a qualidade de vida das pessoas que vivem em locais onde não há tratamento de água?
O ciclo da água
Figura ilustrando o ciclo da água (extraída da página da Sabesp com adaptações) http://www.sabesp.com.br/sabesp_ensina/basico/ciclo/default.htm As moléculas de água que evaporam dos oceanos, rios e lagos formam as nuvens. Uma vez que as nuvens ficam pesadas o suficiente pode então chover no mesmo local onde houve a evaporação. Mas se essas nuvens forem transportadas pelos ventos pode chover em outro local. Sendo assim, nós aqui em Ribeirão Preto (interior de SP), podemos ter na nossa chuva, moléculas de água que saíram lá de Santos (litoral) ou do interior do estado de Minas Gerais, e viajaram com os ventos até aqui. Estes processos de evaporação, transporte e precipitação (chuva ou neve) fazem parte do chamado ciclo da água.
As águas subterrâneas também evaporam, pois estas molham o solo, que transpira. As plantas também transpiram, e assim, as nuvens também são formadas pelas moléculas de água com origem no solo e plantas. A água da chuva é percolada para o interior do solo com a ajuda das raízes das plantas, e assim vai penetrando mais e mais fundo, formando os lençóis freáticos. Sem as plantas grande parte da água escoa para os rios sem ter tempo de ser armazenada no subsolo.
Se chovesse sempre a mesma quantidade de água que evapora e escoa de cada região, então o volume de água disponível não mudaria. Mas sabemos que há secas até em cidades como Manaus, onde costuma a chover muito.
Olhe a Figura que mostra o ciclo da água, e note que a flecha foi colocada no sentido de transportar as nuvens dos oceanos para o continente.