trabalhos
Assim como a Bossa Nova, a MPB foi uma tentativa de produzir uma música brasileira "nacional" que a partir de estilos tradicionais. A MPB teve um impacto considerável na década de 1960, em grande parte graças a vários festivais de música na televisão.
O termo "música popular brasileira" já era utilizado no início do século XX, sem, entretanto definir um movimento ou grupo de artistas.
A MPB surgiu exatamente em um momento de declínio da Bossa Nova, gênero renovador na música brasileira surgido na segunda metade da década de 1950.
O início da MPB é freqüentemente associado à interpretação feita por Elis Regina da canção "Arrastão", de Vinícius de Moraes e Edu Lobo. Em 1965, um mês depois de celebrar seu 20 º aniversário, Elis apareceu no nacional transmissão do Festival de Música Popular Brasileira e cantou a música, que foi lançada como single, e se tornou o single mais vendido na história da música brasileira naquela época, levando a cantora ao estrelato.
Depois, a MPB passou a abranger outras misturas de ritmos como a do rock, soul e o samba (dando origem a um estilo conhecido como samba-rock), além da música pop, tendo como artistas famosos Gilberto Gil, Chico Buarque e outros e no fim da década de 1990 a mistura da música latina influenciada pelo reggae e o samba, dando origem a um gênero conhecido como Samba reggae.