TRATADO DE VERSALHES
TRATADO DE VERSALHES , OS NOVE PRINCÍPIOS DE REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO
PARANAGUÁ
2004
SUMÁRIO
RESUMO........................................................................................................i
OS NOVE PRINCÍPIOS DA REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO COMENTADOS............................................................................................1
CONCLUSÃO...............................................................................................3
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS............................................................4
i
RESUMO
No Tratado de Versalhes , os nove princípios da regulamentação do trabalho , marcaram o fim de uma era e o início de outra onde se regulamentava a relação entre patrões e empregados , buscando a humanização do trabalhador.
ii
OS NOVE PRINCÍPIOS DE REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO COMENTADOS.
Primeiro – O princípio diretivo antes enunciado de que o trabalho não há de ser considerado como mercadoria ou artigo de comércio. Os trabalhadores não seriam mais tratados como objeto e sim como seres humanos que são .
Segundo – O direito de associação visando a alcançar qualquer objetivo não contrário as leis , tanto para os patrões como para os assalariados . Talvez tenha nascido deste princípio a idéia da criação dos sindicato de classes .
Terceiro – O pagamento aos trabalhadores de um salário que lhes assegure um nível de vida conveniente , em relação com sua época e seu País . Muitas vezes , como acontecia na Idade Media , as pessoas trabalhavam apenas pela comida e moradia e este princípio aparentemente tenha sido criado para dar ao assalariado dignidade e perspectiva de vida .
Quarto – A adoção da jornada de oito horas ou as 48 horas