Tratado de methuen
O orfismo é um movimento religioso complexo onde se detectam influências dionisíacas, pitagóricas, egípcias, apolíneas e, obviamente, orientais, que teria sido fundado por Orfeu, que é uma das personagens mais míticas e obscuras da mitologia helénica. À volta deste mito havia muita literatura, para além disso ainda teve influência na formação do cristianismo primitivo.
Orfeu, que tinha como sua esposa Eurídice, era filho de Eagro (rei da Trácia), havendo dúvidas quanto à mãe, contudo o nome mais unânime é Calíope, oriundo da Trácia, habitando, tal como as musas, junto do Olimpo, sendo mesmo condecorado rei desta região. Este era um cantor, poeta e músico, tocava lira e cítara. Ao tocar, os seus acordes tão harmoniosos, os homens e os animais ficavam paralisados para o escutar, os animais ferozes deitavam-se a seus pés como cordeiros, as árvores escutam-lho, os homens mais maus sentiam-se penetrados de ternura e bondade. Este era visto como o educador da humanidade, conduziu os Trácios para a civilização. Divulgou na Grécia a ideia da "expiação das faltas e dos crimes", bem como os cultos de Dionísio e os mistérios órficos, prometendo, desde logo, a imortalidade a quem neles se iniciasse.
Agora passo a apresentar a mitologia de Orfeu, esta divide-se em vários mitos, no entanto, o mais marcante é a descida de Eurídice, sua esposa, que foi morta por pisar uma serpente que a mordeu enquanto fugia de Aristeu. Então que, Orfeu, inconsolado com esta situação decide descer aos infernos, de forma a trazer a sua amada de volta ao mundo. De forma, a impressionar os deuses e monstros do inferno, põe-se a tocar lira, então Hades e Perséfone acordam em devolve-la, devido a grande prova de amor dada por Orfeu, mas com uma condição, que este não podia olhar para trás até atingir o novo dia. Como este se sentia desconfiado que podia estar enganado volta-se e vê Eurícede morrer pela segunda vez, ainda tentou voltar aos infernos, mas sem sucesso.
Desde logo, tenho de