TRASNPORTE DAS MEMBRANAS

303 palavras 2 páginas
TRASNPORTE DAS MEMBRANAS

Mesmo nas membranas não biológicas, como as de ou ,Plástico celulose, há molécula que as conseguem atravessar, em determinadas condições. Dependendo das propriedades da membrana e das moléculas (átomos ou íons) em presença, o transporte através das membranas classifica-se em:
.
TRANSPORTE PASSIVO: quando não há consumo de energia, o processo é denominado transporte passivo,ocorre por meio dos componentes da dupla camada lipídica ou pelas estruturas especiais, constituídas por proteínas transmembranas organizadas para a passagem dos solutos; estas estruturas são de dois tipos: os canais iônicos e as permeases, chamados também transportadores.
O transporte passivo através da dupla camada lipídica é denominado difusão simples, e o que é realizado através dos canais iônicos e das permeases leva o nome de difusão facilitada, que é um mecanismo para deslocamento de solutos através de membranas celulares, sem gasto de energia metabólica.
TRANSPORTE ATIVO: processo que depende de energia também pode ocorrer entre compartimentos aquosos separados por membranas semipermeáveis, como é o caso das duplas camadas lipídicas das membranas celulares. Este tipo de transporte é denominado difusão simples,significa que o movimento cinético dos íons ou moléculas ocorre através dos espaços intermoleculares da membrana ou por um orifício encontrado na mesma. Tal fato é o que ocorre com a difusão das moléculas de água, mesmo com o caráter hidrofóbico da bicamada lipídica, pois as mesmas entram por esses espaços transitórios e se equilibram através da membrana de um espaço para outro. Isso ocorre devido a molécula de água ter um tamanho consideravelmente pequeno, A difusão de uma substância através de uma membrana envolve três etapas principais: (1) o soluto deixa o ambiente aquoso de um lado para entrar na membrana; (2) o soluto atravessa a membrana; e (3) o soluto deixa a membrana para penetrar em um novo ambiente, no lado oposto.

Relacionados