Resumo Do Quinhentismo
O Quinhentismo é dividido em duas partes: Literatura Informativa e Literatura Jesuítica
Literatura informativa
A Carta de Caminha inaugura o que se convencionou chamar de Literatura Informativa sobre o Brasil. Este tipo de literatura, também conhecido como literatura dos viajantes ou literatura dos cronistas. Trata-se em fazer uma descrição da “terra nova”, de sua floresta e fauna, de seus habitantes e costumes, que se apresentaram muito diferentes dos europeus. A principal característica da carta é a exaltação da terra, resultante do assombro do europeu diante do exotismo e da exuberância de um mundo tropical. Com relação à linguagem, o louvor à terra transparece no uso exagerado de adjetivos. Sempre que falarmos dessa literatura, deveremos lembrar de Pero Vaz de Caminha.
Principais obras: Carta do descobrimento, Tratado da terra do Brasil, História da Província de Santa Cruz, a que vulgarmente chamamos Brasil, Diálogo sobre a conversão do dos gentios, Tratado descritivo do brasil.
Literatura Jesuítica
Dezenas de religiosos acompanhavam as expedições a fim de converter os gentios. Chegam, em 1549, os primeiros jesuítas ao Brasil. Aqui eles catequizaram os índios e instalaram o ensino público no país, fundaram os primeiros colégios, que foram, durante muito tempo, a única atividade intelectual existente na colônia.
Além da poesia de devoção, cultivaram o teatro de caráter pedagógico, inspirado em passagens bíblicas, e produziram documentos que informavam aos superiores na Europa o andamento dos trabalhos. Os índios não eram apenas espectadores das peças teatrais, mas também atores, dançarinos e cantores.
Os principais