Transtornos da personalidade dependente (CID-10)
TRABALHO DE PSICOLOGIA
ANANINDEUA
2014
FACULDADE DA AMAZÔNIA
TRANSTORNO DE PERSONALIDADE DEPENDENTE (CID 10)
Trabalho Acadêmico apresentado ao Curso de Ciências Contábeis, da Faculdade da Amazônia, como requisito para o 1° NPC, Orientado pelo Professor Esp. Alexandre Medeiros.
ANANINDEUA
2014
APRESENTAÇÃO
Pacientes com Transtorno de Personalidade Dependente geralmente trazem muitas queixas repetidas de falta de atenção, sobre seu estilo de vida, sobre dificuldades nas relações sociais, falta de sentido na vida, dificuldades profissionais, familiares, escolares e sociais. Um dos desafios da Psicologia tem sido estudar os determinantes do desenvolvimento da personalidade. São considerados quadros de difíceis diagnósticos e tratamento. Pessoas que sofrem desta desordem são frequentemente influenciadas pelo ambiente exterior e pela opinião dos outros e ficam sujeitas a tentar agradar para não se sentirem rejeitadas. Geralmente se tornam dependente do processo terapêutico, quando o buscam.··.
JUSTIFICATIVA
Os pacientes portadores dos diversos Transtornos de Personalidade, dentre eles, o Transtorno de Personalidade Dependente, apresentam dificuldades em todos os aspectos sociais, como dificuldades no trabalho e nos relacionamentos, especialmente por se sentirem inferiores a tudo e a todos.
Identificar o problema precocemente e tratá-lo é de fundamental importância para uma melhora do quadro. Entretanto, segundo os autores pesquisados, o tratamento tem sido difícil, pois até ao tratamento estes pacientes apresentam a “dependência”, trazendo inclusive para queixas físicas suas dificuldades psíquicas.
Estes demandam maiores esforços por parte do terapeuta na busca de uma “aliança terapêutica”: aplicação medicamentosa, envolvimento familiar e a questão motivacional devem ser aplicados durante todo o contexto do tratamento.
CONTEÚDO
Pessoas com Transtorno da Personalidade