sistematização UCB-2015 leitura e produção de texto
Curso: técnico em gestão financeira.
Disciplina: leitura e produção de texto.
Aluno: Jonas Lima Jorge.
Atividade: sistematização
Respondendo a questão 1, que diz respeito ao texto a leitura de Alberto caldas.
a. De que trata o texto?
Resposta: o texto trata da forma como deve ser feita a leitura, que do ponto de vista do autor, só existe quando ocorre o embate entre o que esta escrito e o leitor.
b. Cite e comente três argumentos utilizados pelo autor para defender sua tese.
Resposta: Argumento 1- A leitura é diálogo de discordância. Sem discordância não há entendimento.
Argumento 2- O ato de ler é, antes de tudo, ação destrutiva... é o resultado do choque de singularidades, de modos de ver e sentir.
Argumento 3- Concordar com o texto é traí-lo e é, antes de tudo, trair-se. A verdadeira leitura jamais é “religiosa” ou “mercantil”.
Em todos os casos o autor fala do conflito entre texto e leitor que se faz necessário para o entendimento do que é lido.
c. Explique a que conclusão o autor chega?
O autor conclui que apenas com a presença ativa e correta do leitor (refletir, negar ou discordar de algo, adicionar um ponto de vista pessoal etc) no texto o mesmo pode existir. Neste trecho retirado do texto fica evidente a conclusão “É a nossa autenticidade, pois a nossa atual interioridade é única, que mantém o texto vivo”.
d. Com base na leitura do texto, elabore um parágrafo, apresentando sua posição em relação ao assunto.
Não concordo com o autor, fundamentando-me no empirismo. Alberto caldas diz basicamente que devemos sempre confrontar o texto, acho isso errado já que baseado nos princípios empíricos, não existem ideias inatas e só podemos aprender ou conhecer algo por meio da experiência. Dito isso, ressalto que contra alguns textos não há como discordar, as vezes por falta de maturidade, conhecimento, experiência etc. restando apenas tomar como verdade e aprender com o que está escrito.
Respondendo a questão 2, que diz