Atps Leitura e Produção de texto
O presente trabalho trata, através de um esforço em equipe e contato com artigos e livros, para melhor compreender o que seja uma leitura de texto, (tipos, gêneros e estilos) como se definem e se caracterizam, suas estratégias e sentidos. Consiste ainda, em compreender a existência e o que seja gêneros textuais e sua utilização em artigos, etc. Para tanto, a equipe buscou compreender ainda, os pontos principais da reforma ortográfica. A presença de alguns textos (ou relatórios) é a comprovação da compreensão e assimilação desta proposta de trabalho.
2. LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Sabemos que a leitura é uma atividade de idéias do autor reconhecida e compartilhada, na qual o leitor realiza um trabalho de compreensão e interpretação de texto, convém ressaltar que não é uma prática igual para todos, em todos os tempos e lugares. Deste modo, como formar escritores e leitores se não damos possibilidades diversas para que desenvolvam suas competências. Sendo assim, professores apresentam suas dificuldades na formação de leitores na escola e buscam respostas como desenvolver em seus alunos o gosto pela leitura, tornando-a, prazerosa e interessante. Assim, estuda idéias sobre a biblioteca de classe como forma de trabalho, mas como dar sentido a esta atividade? E que livros indicar?
Considerando que ao lodo da história da educação escolar houve várias contraposições a forma de ensinar a ler, na prática ou na maneira de fazer; no inicio o professor apoiava-se nas enciclopédias, inserindo no currículo escolar matérias específicas como ciências, história e geografia. Em outro momento, usava os ensinamentos morais e cívicos, no livro, com memorização, onde a leitura era em voz alta e tomada, mas esse método era temido e cheio de proibições.
Foram nos anos 20 e 30, que houve o movimento da escola nova, o aluno participava e a educação menos livresca, onde o livro era considerado instrumento de consulta e