Transtorno obcessivo compulssivo

425 palavras 2 páginas
Transtorno obsessivo Compulssivo
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), um dos distúrbios da ansiedade, é um quadro potencialmente destrutivo que pode persistir ao longo de uma vida. O indivíduo que sofre de TOC apresenta um padrão de pensamentos e comportamentos repetitivos, desprovidos de sentido e perturbadores, e muito difíceis de superar. O grau da doença pode variar de brando a severo, e quando o quadro severo não é tratado, o distúrbio pode incapacitar o paciente para as atividades profissionais, escolares e até mesmo domésticas.
Apesar dos sintomas do TOC começarem basicamente na adolescência ou no começo da idade adulta, estudos recentes mostram que algumas crianças desenvolvem a doença muito cedo, algumas até em idade pré-escolar. Pesquisas indicam que pelo menos um terço dos casos de TOC em adultos tiveram origem na infância. O TOC nos primeiros estágios do desenvolvimento infantil pode causar sérios problemas a uma criança. É importante que a criança seja examinada e tratada por um clínico e/ou terapeuta confiável para evitar que ela venha a perder importantes oportunidades na vida por causa do transtorno.
SINTOMAS
• Preocupação excessiva com coisas bem alinhadas, super organizadas ou simetricamente perfeitas;
• Verificação sistemática de portas, janelas e aparelhos eletrônicos para conferir se está bem fechado ou desligado;
• Lavar as mãos várias vezes ou tomar muitos banhos por dia também caracterizam o TOC. Quem faz isso, sente-se sujo ou culpado por alguma coisa.
CAUSAS
A visão ultrapassada de que o TOC é o resultado da experiência de vida vem perdendo força diante da crescente evidência de que os fatores biológicos são os principais responsáveis pela doença. Por esta razão, o TOC não é mais atribuído apenas a comportamentos que o paciente aprende na infância - por exemplo, uma excessiva ênfase nos hábitos de higiene ou a crença de que certos pensamentos são perigosos ou inaceitáveis.
TRATAMENTO
Pesquisas

Relacionados