Transportes - Modal Aéreo
Campus Rio Paranaíba
Engenharia Civil
Transportes – ECV 320
Modal Aéreo
Elaborado por:
---------
Rio Paranaíba, 09 de maio de 2012
Introdução
Todo o tipo de transporte possui custos e características operacionais específicas.
A escolha de um modal de transporte pode ser utilizada para se obter uma vantagem competitiva no serviço prestado.
Conhecer o tipo de carga, trajeto e custos é essencial para a escolha correta de um modal. Todas as modalidades têm suas vantagens e desvantagens. Algumas são adequadas para um determinado tipo de mercadorias e outras não. A escolha da melhor opção, analisando os custos, características de serviços, rotas possíveis, capacidade de transporte, versatilidade, segurança e rapidez contribuirão para a satisfação do cliente.
Por exemplo, geralmente os custos dos modal ferroviário e aquaviário são fixos, ao mesmo tempo em que nos modais aéreo e rodoviário predominam os custos variáveis com a distância e o peso.
Vamos fazer a apresentação do transporte aéreo que é aquele realizado através de aeronaves e pode ser dividido em Nacional e Internacional. Todas as aeronaves possuem estruturas para transporte de bagagens e/ou cargas. Esses compartimentos podem ser mistos (carga / passageiro) ou individuais, somente carga, somente passageiro. O modal aéreo é rápido e adequado para mercadorias urgentes. É um meio de transporte considerado misto, já que pode transportar pessoas e cargas ao mesmo tempo.
Teremos como foco deste modal a sua evolução histórica, o sistema de transporte as suas instituições, infra-estrutura veículos e equipamentos, a sua gestão, operação, controle e segurança de tráfego e a importância do modal na economia regional.
Falaremos também sobre os custos de construção, operação, logística e manutenção do modal. O modal aéreo que é um transporte adequado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes ou com urgência de entrega. O transporte aéreo