transporte
Transporte é o movimento de pessoas e mercadorias entre locais. O campo de transporte apresenta diversas características a nível de infraestrutura,veículos e operações comerciais. Por infraestrutura entende-se a rede de transporte rodoviária, ferroviária, aérea, fluvial, tubular, etc. que é usada, assim como os terminais como estradas, aeroportos, estações ferroviárias, portos, terminais de autocarro e todo o tipo de equipamento similar. Os veículos, como automóveis, bicicletas, autocarros, comboios e aviões, ou as próprias pessoas ou animais quando viajam a pé, geralmente trafegam por uma qualquer rede. Asoperações comerciais estão relacionadas com a maneira como os veículos operam na rede e o conjunto de procedimentos especificados para o propósito desejado, incluindo o ambiente legal (leis, códigos, regulamentos, etc.). Políticas, como por exemplo financiar o sistema, podem ser consideradas parte das operações.
De maneira ampla, o projeto da rede viária é do domínio da engenharia civil e planejamento urbano; o projeto de veículos, da engenharia mecânica e de sectores especializados como engenharia náutica, e engenharia aeroespacial; e as operações são geralmente especializadas, às vezes pertencendo a engenharia de sistemas.
Custos de transporte
O CUSTO DE TRANSPORTE
ENTRE O CENTRO DE PRODUÇÃO E O MERCADO
A determinação do custo de transporte entre o centro de produção e o mercado é bastante complexa e difícil. O diagrama operacional abaixo representa um sistema complexo que se inicia com a transferência dos insumos dos Produtores, ou Fornecedores, ou Fabricantes até a entrega dos produtos aos clientes ou consumidores finais.
Diagrama: O Frete e o Processo Operacional
ANÁLISE DO DIAGRAMA ACIMA
Produtores, Fornecedores, Fabricantes: disponibilizam os insumos (matérias-primas, componentes pré-montados, componentes soltos) para a manufatura. O mercado de origem dos insumos pode ser do Brasil (nacional), da América do