Transporte
As hidrovias são de grande importância para o modal Aquaviário, visto que, através dela consegue-se transportar grandes quantidades de mercadoria a grandes distâncias. O transporte marítimo é o mais importante, respondendo por quase 75% do comércio internacional do Brasil. O transporte fluvial é o mais econômico e limpo, no entanto é o menos utilizado no Brasil. Há regiões entretanto, que dependem quase que exclusivamente desta modalidade, como é o caso da amazônia, onde as distâncias são grandes e as estradas ou ferrovias inexistem.
Características do transporte hidroviário de carga no Brasil:
Grande capacidade de carga;
Baixo custo de transporte;
Baixo custo de manutenção;
Baixa flexibilidade;
Transporte lento;
Influenciado pelas condições climáticas.
Baixo custo de implantação quando se analisa uma via de leito natural, mas pode ser elevado se existir necessidade de construção de infraestruturas especiais como: eclusas, barragens, canais, etc.
Tipos de transportes aquáticos
De uso militar: existem os porta-aviões, que servem de base aérea móvel com finalidades militares. Pode-se citar o submarino: submerso, ele não pode ser localizado facilmente por inimigos e pode carregar bombas muito potentes, além de servir para pesquisas científicas.
Navio petroleiro: é um grande navio, que serve para transportar petróleo. Ele consome diesel, tanto para se locomover quanto para abastecer a torre onde ficam as pessoas que trabalham no petroleiro. A parte que armazena o petróleo se encontra no convés do navio; trata-se de uma rede de canos que distribui igualmente o volume do líquido para garantir o equilíbrio do navio, enquanto estiver guardado.
Navios cargueiros: são os maiores meios de transporte existentes hoje. Servem para transportar carga. São muito importantes para a economia por fornecer materiais para indústria e facilitar a troca de mercadorias.
Barcos pesqueiros: existem dois grandes representantes desses