Transporte rodoviário urbano
299 palavras
2 páginas
O transporte exerce sobre a sociedade uma influência muito maior do que aquela comumente percebida. A grande mudança da urbanização que vem ocorrendo no mundo mostra não somente que maior número de pessoas vai morar e trabalhar em grandes cidades, mas também, que o cidadão vai precisar percorrer longas distâncias para satisfazer suas necessidades econômicas, sociais e culturais no espaço urbano. Com isso, o crescimento do número de pessoas que dependem de veículo particular em grandes cidades no Brasil está se tornando muito mais evidente. Isso ocasiona obstáculos como congestionamento das estradas, que diminui a produtividade econômica do país. Igualmente, a operação do serviço de transporte público urbano por ônibus, uma das modalidades mais úteis para a maioria da população de baixa renda (por favorecer o contato entre pessoas, a mobilidade para o trabalho, o acesso à educação, hospital, lazer, etc.) passa pelas mãos de empresas privadas e sofre muito mais quanto à qualidade do serviço prestado.
Na constituição se diz que todos os serviços de transporte públicos urbanos sejam empreendidos pelo poder público local, mais isso já não acontece mais aqui no Brasil, pois toda a frota do sistema de transporte urbano é terceirizada o que nos deixa mais inseguro quanto à qualidade do transporte.
As organizações das empresas de transportes variam de país a país mais em linhas gerais, em quatro aspectos ressaltam das experiências abordadas neste artigo, são elas:
A responsabilidade da organização e da gestão é efetivamente uma questão local no sentido descentralizado em curso no Brasil já consolidado em outras regiões.
A organização ao nível local depende de toda a esfera pública e privada interagidas no transporte público.
Na organização dificilmente existe transporte publico, sem a participação de recursos do estado.
E pra finalizar, exige maior participação dos usuários no financiamento dos