Transporte pretrolifero
Engenharia Mecânica – 1º Período
1/2013
Resumo: Os tubos utilizados na extração são o Drill Pipe, que se trata do tubo de perfuração, o primeiro utilizado no processo. Em seguida temos o Casing, um tubo de revestimento, utilizado para manter o poço aberto e por último o Tubing, um tubo de complementação que é colocado dentro do Casing, por onde o óleo ou o gás passam. Existem também os chamados, Line Pipe, que são tubos de condução, que se subdividem em off shore (mar dentro) e on shore (superfície). Tendo em vista esses aspectos o trabalho em questão irá focar na extração do petróleo, mais especificamente nos tubos para transporte do petróleo.
1. INTRODUÇÃO
A indústria do petróleo e gás hoje se tornou muito mais complicada à medida que engenheiros continuam a perfurar poços mais profundos em ambientes mais severos, encontrando temperaturas e pressões de perfuração cada vez maiores. A escolha do tema se deu pela importância e atualidade do assunto, visto que com as novas descobertas de poços de petróleo no pré-sal os investimentos e a demanda de engenheiros para o setor tendem a crescer consideravelmente nos próximos anos.
2. MATERIAS E MÉTODOS
2.1. TUBOS DE AÇO SEM COSTURA
O tubo de aço sem costura não é soldado; o que deixa perfeito para a utilização da canalização de outros materiais que trabalham provocando pressões. O tubo de aço sem costura é bastante utilizado em projetos de peças que exijam maior confiabilidade no que se diz respeito à aplicação de pressão.
2.2. SOUR SERVICE
“Sour Service” refere-se a um ambiente de poço contendo Sulfeto de Hidrogênio (H2S), que está naturalmente associado a condições ácidas. O H2S surge da decomposição do material orgânico, frequentemente encontrado em ambientes de óleo e gás, que deriva do mesmo fenômeno. Atualmente ambientes “Sour Service” proporcionam novos desafios com poços mais profundos, altas pressões e condições de alta corrosão.
3.