Transmissões Assíncronas, Sincronas, Duplex , Semi-Duplex, Simplex e Full-Duplex
Existem sistemas que não necessitam desta característica bidirecional, como sistemas de broadcast (multidifusão): uma estação emissora transmite e o(s) receptor(es) apenas escutam o sinal. Para além da televisão tradicional, existem também várias sondas espaciais que, perdendo a capacidade de receber quaisquer comandos ou pela forma como foram concebidas (p.e. Sputnik 1), continuam a enviar sinal através destas antenas – um sistema duplex que se tornou simplex, portanto. Já no caso dos rovers de exploração espacial não faria muito sentido enviá-los para o espaço sem um sistema de comunicação duplex que permitisse enviar comandos aos robôs para contornar situações inesperadas.
Semidúplex: é quando temos dois aparelhos que podem transmitir e receber dados, só que, enquanto um estiver enviando, o outro só pode receber, e não pode enviar arquivos durante a transação. Exemplo: o Bluetooth, supomos que queiramos enviar uma música do celular para outro celular do seu amigo, você pode tanto receber quanto enviar algum arquivo, mas não poderá receber outro arquivo ao mesmo tempo enquanto envia a música.
Dúplex Completo (Full Duplex): Seria o semidúplex, só que esse sim você pode fazer ao mesmo tempo
Transmissão Assíncrona: Em telecomunicações, a comunicação assíncrona é a transmissão de dados, geralmente sem o uso de um sinal de relógio externo, onde os dados podem ser transmitidos intermitentemente em um fluxo estável. Qualquer tempo necessário para recuperar dados dos símbolos de comunicação é codificado dentro dos símbolos, desta forma, a informação necessária para recuperar os dados enviados na comunicação está codificada dentro dos próprios dados. Uma