Transmissão de calor
O calor pode se propagar em meios sólidos, em meios fuidos (líquidos, ou gases) ou até mesmo no vácuo, e pode, ainda, propagar-se sem a necessidade de um meio material. Denomina-se transmissão de calor à passagem da energia térmica de um local para outro. Essa transmissão pode ocorrer de três formas diferentes: por condução, por convecção e por irradiação.
1. Transmissão por condução
É o processo de transmissão de calor em que a energia térmita passa de um local para o outro através das partículas do meio que os separa. Na condução, a passagem da energia térmica de uma região para outra se faz da seguinte maneira: na região de maior temperatura, as partículas estão mais energizadas, vibrando com maior intensidade; assim, estas partículas transmitem energia para as partículas vizinhas, menos energizadas, que passa a vibrar com intensidade maior; estas, por sua vez, transmitem energia térmica para as seguintes, e assim sucessivamente.
Notemos que, se não existissem as partículas constituintes do meio, não haveria a condução de calor. Portanto, a condução de calor é um processo que exige a presença de um meio material para a sua realização, não podendo ocorrer no vácuo (local isento de partículas). A equação que estuda tal fenômeno é:
Consideremos, por exemplo, uma xícara na qual despejamos chá quente. Apesar de apenas a superfície interna da xícara estar em contato direto com o chá aquecido, toda ela estará quente após alguns instantes. Isso acontece porque, quando o chá quente entra em contato com a parte interna da xícara, as partículas dessa região adquirem mais energia por causa do calor cedido amplitude, transmitindo essa vibração às partículas mais próximas a elas, que também passam a vibrar com amplitudes maiores, e assim sucessivamente.
2. Transmissão por convecção
A convecção consiste no movimento dos fluidos, e é o princípio fundamental da compreensão do vento, por exemplo. A troca de calor ocorre quando o fluido é aquecido,