Batalha em Seattle word
Introdução
GATT
OMC
Batalha em Seattle
Condições e momento
Organizações e planeamento
N30
Cobertura jornalística e surgimento da Media Independente
Consequências
Conclusão
Bibliografia
Introdução:
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Geografia C.
Neste trabalho irei tratar o tema da manifestação de 30 de Novembro de 1999, em Seattle, assim como irei falar da GATT e da Organização Mundial do Comércio (OMC).
De apoio para a realização deste trabalho visualizei o filme ficcional “Batalha em Seattle”, assim como pesquisei sobre a própria manifestação, a OMC e a GATT. Escolhi este tema visto que me despertou interesse para os problemas que a Globalização nos pode trazer e para os estragos que esta mesma pode provocar.
GATT:
A GATT (General Agreement on Tariffs and Trade), em Português, Acordo Geral Sobre Tarifas e Comércio, teve origem após a Segunda Guerra Mundial e foi oficializada em 1947, na Ronda de Genebra. Foi originada por vinte e três países fundadores, entre eles o Luxemburgo, o Reino Unido, os Países Baixos e o Brasil.
A GATT serviu de base para a criação da OMC (Organização Mundial do Comércio) e visava ajustar as políticas aduaneiras dos Estados fundadores deste acordo. Esta criou um conjunto de normas e concessões tarifárias com o objetivo de impulsionar a liberalização comercial, combater as práticas protecionistas e regular as relações comerciais internacionais, ou seja, impulsionar o comércio mundial de maneira a acabar com o favorecimento das atividades económicas internas e a normalizar as trocas comerciais entre os países de todo o mundo.
No entanto, a GATT não tinha o direito de punir, julgar e fiscalizar os países membros caso estes infringissem alguma das normas impostas.
Apesar da criação da GATT ter sido pensada como um acordo temporário, esta mesma durou até à discussão da Organização Mundial do Comércio na Ronda de negociações do Uruguai, entre 1986 e 1994.
OMC:
A criação da Organização Mundial do Comércio