TRANSMISS O POR ENGRENAGENS
Figura 1.1 Tipos de Engrenagem.
A transmissão é feita através do contato entre os dentes, as velocidades nos pontos de contato devem ser iguais para que não ocorra perda de contato ou travamento, efeitos que surgem quando dois pontos de contato de uma mesma engrenagem transmite velocidades diferentes.
Transmissão por engrenagens frontais ou cilíndricas
Engrenagens cilíndricas são predominantemente usadas em eixos paralelos, para potências até 25000 CV, rotações de até 100000 RPM, chegando a um rendimento por estágio de 96 a 99%. As engrenagens cilíndricas são subdividas em: engrenagens cilíndricas de dentes retos e engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais.
Figura 1.2 - Engrenagem cilíndricas de dentes helicoidais
Figura 1.3 - Engrenagem cilíndrica de dentes retos
As engrenagens cilíndricas de dentes retos possuem um processo de fabricação e manutenção mais simples em relação aos outros tipos de engrenagem. Seu rendimento pode chegar a 99%. Entretanto, em altas velocidades apresenta ruídos. As cargas transmitidas são apenas radiais, o que demanda mancais de suporte.
Já as engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais geram cargas axiais, além das radiais, isso acontece por causa do formato helicoidal dos seus dentes. Assim como as engrenagens cilíndricas de dentes retos, possuem um rendimento elevado e