Transitividade verbal
Disciplina: Português
Professora: Claudiane
Curso: 8º ano “E”
TRANSITIVIDADE VERBAL
Joaquim Nabuco, Abril 2013
Rivalda Maria Nunes da Silva
TRANSITIVIDADE VERBAL
Joaquim Nabuco, Abril 2013
Sumário
Considerações Iniciais
A transitividade verbal é algo muito relativo, de maneira geral é um tópico que nos trará um leque de opiniões muitas vezes divergentes entre os gramáticos tradicionais e os modernos,analisaremos de forma suscinta estes casos procurando esclarecer as definições e conceitos empregados.
Transitividade Verbal
PREDICAÇÃO VERBAL
Verbos Transitivos: Exigem complemento (objetos) para que tenham sentido completo. Podem ser:
- Transitivos diretos
- Transitivos indiretos
- Transitivos diretos e indiretos
TRANSITIVOS DIRETOS
Não possuem sentido completo, logo precisam se um complemento (objeto). Esses complementos (sem preposição) são chamados de objetos diretos.
Ex.: Maria comprou um livro.
"Um livro" é o complemento exigido pelo verbo. Ele não está acompanhado de preposição. "Um livro" é o objeto direto. Note que se disséssemos: "Maria comprou." a frase estaria incompleta, pois quem compra, compra alguma coisa. O verbo comprar é transitivo direto.
TRANSITIVOS INDIRETOS
Também não possuem sentido completo, logo precisam de um complemento, só que desta vez este complemento é acompanhado de uma preposição. São chamados de objetos indiretos.
Ex. Gosto de filmes.
"De filmes" é o complemento exigido pelo verbo gostar, e ele está acompanhado por uma preposição (de). Este complemento é chamado de objeto indireto. O verbo gostar é transitivo indireto
TRANSITIVOS DIRETOS E INDIRETOS
Exigem 2