Introdução
curso superior EM SERVIÇO SOCIAL
edinei messias alecrim
AS DESIGUALDADES SOCIAIS NO BRASIL
Irecê
2008
edinei messias alecrim
AS DESIGUALDADES SOCIAIS NO BRASIL
Trabalho apresentado ao Curso Superior em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Sociologia Il e Oficina de formação II
Orientadoras: Professora Giane Albiazetti e Professora Daniela Sikorski
Irecê
2008
INTRODUÇÃO
As desigualdades sociais no Brasil se enraizaram na acumulação do capital durante todo o cenário histórico, iniciando no Colonialismo de Portugal, no período imperial, se alastrando até os dias atuais. Nesse sentido, falar em desigualdades sociais no Brasil, deve-se reportar inicialmente à chegada dos portugueses, onde inicialmente encontraram os verdadeiros donos dessas terras: os índios, e deles se apossaram, como também das riquezas aqui existentes.
A partir da exploração das variadas formas lucrativas no Brasil, inicia-se a aglomeração do capital nas mãos da coroa portuguesa, ou seja da própria burguesia, que se estende até o período imperial, principalmente com triste história da escravidão dos negros, momento esse bastante lucrativo para a burguesia. Neste período, o Brasil se acomoda tanto enquanto país que ganha com a escravidão que foi um dos últimos, a dizer não a esse período de escravismo em terras brasileiras.
Com o passar de várias anos, já na República, o paísse encontra mergulhado em várias crises estruturais, a partir dos altos índices de miséria, desemprego, acarretados pela desigual concentração da renda.
Mesmo em alguns momentos da história, aparecido políticas públicas e leis que melhorasse a situação de milhões de brasileiros, como a implantação do salário mínimo, a aposentadoria, a carteira assinada, e muitas outras situações, nada pode intervir de forma a erradicar a chaga social que se instalou de forma definitiva: as desigualdades sociais.
No