transistores e tiristores
São Luís, dia 16 de dezembro de 2014.
Curso Técnico de Eletromecânica
Modulo: Eletrônica
Professor: Júlio César
Transistores e Tirístores
São Luís - MA
2014
Centro de Educação Profissional e Tecnologia – CEPT-DI
São Luís, dia 16 de dezembro de 2014.
Curso Técnico de Eletromecânica
Modulo: Eletrônica
Professor: Júlio César
DAYANE GONÇALVES
COSME DAMIÃO JUNIOR
SANDRIELY DAMASCENO
Trabalho realizado para obtenção de nota
Parcial da disciplina de eletrônica.
SÃO LUÍS
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho abordará assuntos relacionados a transistores e tirístores. Com o objetivo de tornar mais abrangente o conhecimento que é tratado em sala de aula a respeito de componentes eletrônicos. Descreveremos o funcionamento do transistor de efeito de campo, transistor de unijunção e mais cinco tipos de tirístores, apresentando seu funcionamento e sua simbologia.
TRANSISTOR DE EFEITO DE CAMPO
FET é o acrônimo em inglês de Field Effect Transistor, Transistor de Efeito de Campo, que, como o próprio nome diz, funciona através do efeito de um campo elétrico na junção. Este tipo de transistor tem muitas aplicações na área de amplificadores (operando na área linear), em chaves (operando fora da área linear) ou em controle de corrente sobre uma carga. Os FETs têm como principal característica uma elevada impedância de entrada o que permite seu uso como adaptador de impedâncias podendo substituir transformadores em determinadas situações, além disso, são usados para amplificar frequências altas com ganho superior ao dos transistores bipolares.
Os FETs podem ser compostos por germânio ou silício combinados a pequenas quantidades de fósforo e boro, que são substâncias “dopantes” (isto é, que alteram as características elétricas). Os transistores de silício são os mais utilizados atualmente, sendo que transistores de germânio são usados