Transistores - Portas lógicas
A facilidade do processamento de números binários decorre da existência de apenas dois dígitos, 0 e 1, que podem ser representados por 2 níveis de tensão (exemplo 0 = 0 volt e 1 = 5 volts).
Os símbolos representam um bloco lógico com uma ou mais entradas lógicas A, B, etc. e uma ou mais saídas lógicas S1, S2, etc. As entradas e saídas lógicas só assumem valores correspondentes aos níveis lógicos 0 e 1.
Um bloco lógico executa uma determinada função lógica para a qual foi projectado. Essa função determina os valores que as saídas assumem para cada combinação de valores das entradas. Tais relações são muitas vezes exibidas soba a forma de tabelas de verdade.
Porta lógica E (AND)
Essa porta realiza a operação AND que consiste em uma multiplicação binária de suas duas ou mais entradas (que na prática é a mesma da realizada com números decimais, ao qual você já está acostumado). Caso tenhamos duas entradas e elas sejam iguais a 1 e 1 teremos 1 na saída porque 1 x 1 = 1, para todas as outras possibilidades teremos 0 na saída, já que pelo menos uma das entradas será sempre 0, e quando multiplicamos algo por 0 o resultado é sempre 0.
Símbolo antigo
Símbolo novo
Expressão da função
S = A x B
Tabela de verdade da função E
A
B
S
0
0
0
0
1
0
1
0
0
1
1
1
Porta lógica OU (OR)
Símbolo antigo
Símbolo novo
Expressão da função
S = A + B
Tabela de verdade da função OU
A
B
S
0
0
0
0
1
1
1
0
1
1
1
1
Porta lógica OU EXCLUSIVO (XOR)
A porta XOR significa OU exclusivo. A porta lógica XOR compara dois valores e se eles forem diferentes a saída será “1”.
Símbolo antigo
Símbolo novo
Expressão da função
S = A B
Tabela de verdade da função OU EXCLUSIVO
A
B
S
0
0
0
0
1
1
1
0
1
1
1
0
Porta lógica NEGAÇÃO (NOT)
A porta NOT tem como saída a inversão de sua única entrada, ou seja, se sua entrada for