Transistor
O transistor é um dispositivo composto de três camadas de matérias semicondutores que se assemelham com a junção de dois diodos. A palavra Transistor deriva de transfer resistor ou resistor de transferência.
Os diodos que compõem o transistor são fabricados principalmente de Silício e Germânio por serem isolantes naturais. Esses materiais base passam por um processo que forma estruturas cristalinas de seus átomos e são encaminhados para o processo de DOPAGEM onde são inseridos em suas ligações materiais selecionados (impurezas), impurezas com três elétrons são ligados a base de forma a faltar elétrons e assim criar ‘buracos’ na estrutura do silício caracterizando a estrutura P. Quando é adicionada uma impureza com cinco elétrons na ultima camada há a sobra de elétrons na base desencadeando uma sobra de elétrons que não são fixos ao núcleo e conseguem se movimentar mais livremente na estrutura.
No inicio de sua fabricação o transistor teve destaque pelo preço relativamente baixo em relação a componentes como válvulas e seu impacto na eletrônica se deu pela sua capacidade de ampliar sinais elétricos consumindo um valor reduzido de energia alem de sua resistência maior eficiência em relação às válvulas. Sobre a estrutura: o EMISSOR é fortemente dopado com mais cargas, a BASE tem dopagem média e fina não conseguindo absorver tudo emitido pelo emissor e o COLETOR tem dopagem leve e em mais camadas sendo responsável pela coleta vinda do emissor.
Estrutura e Simbologia do Transistor (NPN e PNP)
O diodo é montado utilizando dois tipos de cristais intercalados criando barreiras de polaridade inversa entre elas, cada camada recebe um nome a partir de sua função no transistor: EMISSOR, COLETOR e BASE. A principal função do transistor é o controle de corrente entre o seu emissor e seu coletor através do seu ponto base no circuito através de sua polarização. Um transistor pode ser de ordem NPN e PNP devido a sua estruturação