tRANSISTOR TBJ COMO CHAVE
367 palavras
2 páginas
Material utilizado na prática: - Transistor BC (NPN) e transistor BC (PNP) ou similar - BC548 e BC 558
- Resistores de 4,7k e 1k
- Multímetro (1);
- Fonte de tensão CC (2). Vcc e Vbb = 0 a 15 [V]
Objetivos O objetivo principal desta prática é entender as aplicações dos transistores em circuitos em que eles são utilizados como chaves.
Introdução
Quando tivermos uma fonte de corrente contínua de baixo nível de corrente, por exemplo, a saída de um circuito integrado CMOS, podemos usar tanto um transistor NPN como PNP para ter a excitação de um LED ou uma lâmpada de até uns 50 mA de corrente.
Parte Prática
a) Montar o circuito da figura acima, letra a, utilizando o transistor NPN e verificar seu funcionamento.
O transistor NPN como chave só pode 'chavear' o negativo ou 0V com uma tensão de 0,7V na sua base maior que a tensão do seu emissor.
b) Explique em quais regiões de funcionamento os transistores se encontram no experimento anterior.
Os transistores se encontram na região de saturação, ou seja, Vd > 0,7 V
c) Montar o circuito da figura acima, letra b, utilizando o transistor PNP e verificar seu funcionamento.
O PNP 'chaveia' o positivo com tensão de 0,7V na base menor que do seu emissor. Esses 0,7V é conseguido através de resistores de polarização de base.
d) Comente a diferença observada com o circuito da letra a ?
O transistor funcionando como chave é o modo mais simples de utilização deste dispositivo semicondutor, comparado com todas as outras aplicações. Neste modo ele opera nas regiões de Corte e Saturação. Quando cortado, o transistor funciona como um contato aberto entre os terminais de coletor e emissor, quando saturado funciona como um contato fechado. Para garantir que o transistor funcione corretamente como chave para qualquer βDC (hFE), deve-se usar uma saturação forte, isto é, o circuito deve estar projetado para que a corrente de base seja de pelo menos 10% da corrente de coletor